quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Viajando com pouca grana Cidade do M'exico/Los Angeles

A viagem  da Cidade do Mexico até LA  (Los Angeles, Califórnia USA)  foi tranquila, e pude carregar meu baú de lindas imagens pois o voo foi de dia e passa por cima de desertos e vulcões, tudo muito árido, muito cinza mas de uma beleza imensa. Quando saí do aviao em LA comecei a me preocupar pois na viagem anterior fui escolhida pra ter a mala revistada e fiquei por 40 min esperando que alguém me dissesse o que estava acontecendo (ninguém me disse ate hoje, rsrsrs) depois desse tempo um policial me fez sinal que poderia guardar as coisas da mala que estavam espalhadas pelo balcão e poderia ir, por esta razao desci do avião meio que preparada pra isso, fui a primeira  a passar pela imigração e a primeira a pegar as malas, olhei para aquele monte de balcões, cada um com um guarda com cara de poucos amigos e decedi que ... fock you, e fui, ele nao pediu nada só coloquei o polegar da mão direita e tirei a foto, saí do aeroporto me sentindo bem, e muito confiante resolvi que nao iria pagar taxi ate a estação de trem, que eu daria um jeito de ir de metrô, só um detalhe, LA tem 10 milhões de habitantes e pouco prédios, entao dá prá voce ter uma noção do tamanho da cidade. Pedi a um policial como fazer pra ir até a estacao de trem e ele todo amado, me levou até um shadle, falou com o motorista e feliz me disse que era aquele, entrei e pensei... como é fácil,; andamos 10 min e ele parou, todos desceram e eu sem saber  o que estava acontecendo, mas entendi que ali era o ponto final, pedi a ele prá voltar pro aeroporto e ele disse que nao dava, só se eu tivesse bilhete de embarque, quase me bateu o desespero, mas parei e pensei que teria que me tirar daquela encrenca, entao.... pensa Itaerci, respira fundo e pensa. Eu sabia que tinha que cheger em Dowtow na estacao de trem, fui comprar bilhete pra entrar na estacao e nao tinha troco de dolar, uma menina viu minha confusao e me ajudou, entao expliquei pra ela que estava perdida e onde queria que chegar, ela me levou ate a estacao e me explicou que eu teria que pegar o Green line, peguei, depois de andar muito olhei pela janela e vi muiiiiiiiiiiiiiito longe os prédios da cidade (aqui só tem prédios no centro da cidade, o que foi minha sorte),  apontei e disse a ela que era lá que eu queria ir, uma outra menina, bem negra e com um sorrisso muito doce veio em meu socorro e me explicou que eu deveria descer na próxima estacao e pegar o Blue line até Dowtow, desceu comigo do metro, pegou o elevador até o lugar de embarque do Blue line, achou uma mulher que falava espanhol, explicou a ela minha situação e foi embrora, eu abracei e dei um beijo no rosto dela e ela ficou muiiito sem graça pois aqui as pessoas nao demonstram carinho, mas com certeza ela era um dos meus anjos que estão sempre em alerta e teve que se materializar mais uma vez prá me tirar de uma situação um pouco ruim. A senhora que falava espanhol e que, é óbvio se chamava Juanita, de cara me pediu se eu bailava, eu disse que nao e ela nao se conformava, me dizia, mas as brasileiras bailam mui bien, deves bailar também, e eu falei pra ela que iria tentar aprender. Entramos no metro da Blueline e ela já comecou a pedir pras pessoas como se fazia pra ir ate a estação,( nestas alturas eu descobri que deveria ter pedido desde o início prá ir na Union station, que é onde tem os trens que fazem viagens), pois ela desceria no outro ponto, achou uma americana que ia até perto da estação onde eu deveria trocar de metrô, fui sentada ao lado desta senhora e quando chegou descemos e ela me mostrou onde pegar o metrô até a Union Station, por sorte os meios de transporte são rápidos, entrei no metrô e logo chegue, parei num lugar muito deserto, olhei pros lados e vi uma seta indicando que lá em cima era a Union, bem emputecida comigo,  decedi  que se nao fosse ali o lugar  eu iria pegar um taxi, afinal eu ja estava no centro da cidade, quando cheguei ao final da longa escadaria e vi a estacao de trem, me senti em casa, foi uma sensação de vitória como se eu tivesse ganho um prêmio por escalar o Everest sem tubos de oxigênio, um pouco de exagero nao faz mal.  Minha aventura pelos bairros de LA demorou quase 3 horas, de taxi eu teria levado 40 min até a estação ,mas nao teria conhecido algumas pessoas e nem alguns bairros.
Primeira providencia na estação foi trocar de calçado, depois comer, depois ligar  e depois comprar o ticket de embarque, tinha um trem saindo em 30 min, resolvi ir ver onde era o embarque pra depois dar uma volta e tirar umas fotos da estação que tem uma arquitetura maravilhosa, pedi informação no balcão e o senhor apontou na minha frente e disse Gate E, eu olhei e vi que tinha um longo corredor, e claro, segui por ele, no final desci muitas escadas, (minha mala todo o tempo comigo), andei mais um monte e ninguem sabia me dizer onde era a Gate E, voltei por todos os corredores, subi as escadas e fui pra outro longo corredor, cheio de placas e escadas, nisso vi que já estava quase na hora do trem sair e comecei a ficar preocupada, entao voltei até o balcão de informacoes, correndo literalmente e o senhor de novo apontou na minha frente e disse Gate E.. wait here, eu queria mandar ele pro inferno, dizer um monte de palavrões, matar ele, fuzilar, arrancar a cabeca, etc... porque ele nao me disse que era pra esperar ali quando me informou a primeira vez, odiei ele, ainda estou odiando. Quando abriu o portao seguimos por um longo corredor, e subimos uma longa escada (o mesmo corredor e a mesma escada que eu já havia percorrido) e finalmente entrei no trem, a moça me dizia pra ir prá cima, e um cara me falou que era bussines, eu nao tinha mais vontade de questionar e fui,  cheguei numa sala com mesa cadeira e outra mordomias, e fiquei pensando, que a pessoa que me vendeu o bilhete nao havia me pedido  se eu queria bussines, nisso escutei no alto falante um recado que se repetia dizendo pra olhar os tickets, como nao sabia doque se tratava mostrei pra um menino na minha frente e ele me falou que nao era ali,  que eu deveria trocar de vagao, nestas alturas o trem estava apitando prá avisar da saída e minha mala estava guardada em cima, pedi a ele pra me ajudar com a mala, desci as escada, saí do trem e fui até o último vagao onde era meu lugar, sentei e o trem deu o apito de partida. Saí de Los Angeles muito cansada, muito tensa, com fome, com cheiro de suor e de novo com a sensacao de que  eu posso tudo oque eu quiser, em mim está a forca e a decisao para fazer acontecer..
O trem havia andado 50 minutos e o maquinista pediu desculpas mas estavam com problemas na casa de maquinas, vuiemos de LA atá aqui numa velocidade que dava pra acompanhar a pé, ainda bem que metade do caminho é ao lado do mar, e está tendo um campeonato internacional de surf, o visual era perfeito, sol se pondo, muito surfista na água, muitas pessoas acampando. Quando finalmente o trem parou em SD (San Diego, Califórnia USA) eu juntei minhas angústias, mais a ansiedade e a saudade, guardei tudo bem no fundo da mala e desci prá comecar finalmente a viagem de verdade, a viagem de descobertas, de prazeres e de conhecimentos, a viagem onde um abraço compensa todas as horas de viagem, compensa cada segundo de silêncio e contemplação, e eu sei que como o caminho se faz ao caminhar, tambem a viagem se faz ao viajar, afinal cada momento é de um grande prazer, mesmo que as vezes tenha longas escadas e longos corredores para levar uma mala que  tudo leva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário